Meteorologista aponta período de muitas chuvas em Guanambi e região.

Local

Terça-Feira, 27 de Agosto de 2019

O meteorologista disse na noite de segunda-feira (26), na cidade de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, durante palestra na Câmara de Vereadores, apontou período de muitas chuvas em Guanambi e região, a partir do início de novembro.

O meteorologista do Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, disse na noite de segunda-feira (26), na cidade de Guanambi, no Sudoeste da Bahia, aponta muita chuva na região. Foto: Agência Sertão

A previsão da meteorologia é de muita chuva em Guanambi e na região, a partir dos meses de novembro e dezembro, conforme dados divulgados pelo meteorologista do Somar Meteorologia, Paulo Etchichury, durante palestra na Câmara de Vereadores, na noite de segunda-feira (26).

Etchichury disse aos produtores que o período chuvoso que se  aproxima  será melhor em volume e regularidade do que 2018. Ele deixou claro que no ano passado foi pouco mais de 700 milímetros entre setembro de 2018 e abril de 2019. Em relação ao ano passado a estiagem deve ser mais longa e deve finalizar entre o final de outubro e início de novembro.

De acordo com ele, se vai chover mais ou menos tem relação com a condição do Oceano Pacífico, que no ano anterior estava em uma fase quente nesta época, sob influência do El Niño, que em partes, prejudica o regime de chuvas na região. “Neste momento, o El Niño já enfraqueceu e estamos observando o oceano Pacífico Equatorial com águas mais frias. Esse cenário favorece condições para dizer que o volume de chuvas este ano será melhor do que do ano passado”, disse.

Segundo informação da Agência Sertão, o meteorologista aponta que as condições climáticas indicam a redução do risco de estiagem mais severa entre janeiro e fevereiro. Esta ocorrência tem sido comum nos últimos três anos e tem interrompido o ciclo de produção agrícola. Ele ainda deixou claro que as condições climáticas atuais se assemelham com as registradas entre os anos de 2005 e 2016, quando foi registrado volume de cerca de 800 milímetros de chuva na região.

Há 24 anos, o meteorologista vem a Guanambi anualmente ao final do inverno falar sobre os prognósticos de chuva na região. Sua vinda em Guanambi é patrocinada pela empresa Bahia Solo e pela Prefeitura.

 


Via Folha do vale


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188