Iuiu em alta: deputada, secretário e prefeito entregam investimentos para produtores rurais.

Regional

Segunda-Feira, 11 de Junho de 2018

Com o objetivo de valorizar a agricultura familiar e promover o desenvolvimento social e econômico do município de Iuiu, a deputada Ivana Bastos, o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e o prefeito Reinalldo Góes entregaram importantes investimentos e realizaram atividades no município neste sábado (9).

Inauguração das Câmaras Frias em Pindorama

Foi com sorrisos estampados nos rostos que os moradores de Pindorama, em Iuiu, receberam duas Câmaras Frigoríficas para a conservação da produção das verduras na comunidade. Os equipamentos, disponibilizados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural, estão orçados no valor de R$ 123 mil, e irão facilitar a conservação e escoamento da produção de pepino na região. O recurso para a aquisição das câmaras foi disponibilizado através de emenda do mandato da deputada.

“Nós iniciamos o projeto do pepino junto a empresa Hemmer e logo mais de 30 produtores rurais passaram a ter uma fonte de renda. Agora, vamos correr atrás de novas culturas e de industrias para fortalecer ainda mais a agricultura familiar. Ao lado da deputada Ivana Bastos e do secretário Jerônimo que é gente da gente vamos melhorar a situação do município e do estado”, explicou o prefeito.

Para o secretário, a conquista foi possível graças a união de forças. “Estamos entregando essa ação em menos de um ano porque houve um conjunto de pessoas que apostaram e enxergaram a capacidade de Iuiu. Esse é um bom exemplo de que quando a gente quer fazer, a gente faz”, destacou a Rodrigues.

A Hemmer Alimentos, que têm incentivado a produção de pepino na região, mantém em Iuiu 30% de toda produção de pepino da empresa. Na fase de teste da produção, mais de 200 pessoas foram empregadas e foram injetados 2,5 milhões para a economia local de forma direta. A implantação das Câmaras Frigoríficas era fundamental para a ampliação da produção, que consequentemente garantirá mais trabalho e renda para o município.

Assinatura de convênio

A Associação Comunitária dos Produtores Rurais de Boa Nova foi beneficiada com a assinatura de um convênio, no valor de quase R$ 1.5 milhão, para a construção e aquisição de equipamentos de unidade industrial de laticínios, por meio do Programa Bahia Produtiva. O recurso vai contribuir para o aumento da capacidade de produção da associação, assim como vai garantir um incremento na renda dos produtores de leite. 

Visitas

Durante a ida ao município, a comitiva visitou a plantação de pepinos no distrito de Pindorama; assim como a indústria Candinheiro que fabrica óleo de mamona no distrito.

Logo após, o grupo seguiu para conhecer o plantio de Maracujina, algodão, mamona e mamão. O trabalho realizado nessa área experimental - Unidade de observação e demonstração, tem a intenção de mostrar para o produtor que é possível produzir utilizando pouca água; assim como trazer novas culturas e resgatar culturas antigas para aumentar a diversidade da produção.

“É um dia de grande emoção. Porque passa um filme de 20 anos, no qual começamos a plantar a nosso trabalho junto às comunidades, e hoje continuamos aqui trazendo investimentos e possibilidades para o homem e a mulher do campo. Somos diferenciados porque temos um governo que olha para o povo, um secretário que defende  verdadeiramente o rural, e um prefeito que acredita e atua para o crescimento do município”, considerou Ivana Bastos. 


Por: Camila Queiroz - Fotos: Mary Trindade


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188