Deputada Ivana Bastos homenageia a Chapada Diamantina em sessão especial.

Destaque

Sexta-Feira, 12 de Abril de 2019

Emoção, história, cultura e artes. Assim foi a sessão especial que homenageou o Dia Estadual da Chapada Diamantina, na manhã desta sexta-feira (12). A celebração foi proposta pela deputada Ivana Bastos, autora da lei que instituiu a data. "Nos reunimos neste dia para comemorar, reconhecer e estimular a promoção da sustentabilidade turística, cultural e ambiental dessa região que é o coração da nossa Bahia", exaltou a parlamentar.

A deputada iniciou o seu discurso agradecendo aos presentes, especialmente, ao senador Otto Alencar por ter lhe proporcionado a honra de trabalhar pela região. "Ele me apresentou a Chapada de uma maneira especial, colocou em minhas mãos o seu coração". Ivana agradeceu ainda a líder política do município de Lençóis, Vanessa Senna. "Vanessa foi a minha porta de entrada para a chapada e continua me ajudando a fortalecer cada vez mais esse laço". 

Antes de trazer em destaque a sua relação com a chapada, a deputada emocionou a todos ao pedir um minuto de silêncio em memória do seu amigo e assessor, Jerrian Cunha, assassinado em novembro de 2018. "Gostaria de falar da dor e da tristeza de ter perdido Jerrian, ainda de forma tão brutal e cruel. Ele era um apaixonado e grande defensor da região e o seu coração pulsava por essa terra que tanto amava. Ainda não temos resposta sobre o crime, mas a impunidade não passará. Jerrian, presente!".

Ivana trouxe ainda a importância de utilizar o dia 11 de abril para que aconteçam ações e atividades no berço da chapada. "Quero fazer um chamamento aos órgãos do poder executivo para iniciarmos um diálogo em torno da regulamentação da lei, assim como o apoio dos gestores municipais para que juntos possamos realizar atividades de promoção da história, artes, cultura, ecoturismo, educação ambiental nos municípios", finalizou.

Em sua fala, o senador Otto Alencar destacou o seu amor pela chapada. "Sou nascido e criado na Chapada Diamantina, mais precisamente na cidade de Rui Barbosa, uma região de grande valor cultural, econômico e histórico para a nossa Bahia. Além dessa importância para o desenvolvimento do nosso estado, a chapada também é cheia de belezas naturais que encantam pessoas do mundo inteiro. Tenho orgulho das minhas origens, tenho orgulho de comemorar esse dia. Parabéns aos meus conterrâneos e a todos da Bahia por terem esse rico patrimônio". 

Também fizeram o uso da palavra, o comandante de Policiamento Regional da Chapada (CPR-CHP), coronel Valter Araújo, e o secretário de Meio Ambiente, João Carlos Silva, na ocasião representando o governador Rui Costa.

O evento também foi marcado por lindas homenagens. O coronel Valter Araújo entregou uma placa da Região Integrada de Segurança Pública (RISP) com os dados do quarto semestre consecutivos reduzindo os homicídios, além de uma lembrança do Guardião da Chapada. 

Para tornar a sessão ainda mais especial, cheia de artes e cultura, a deputada convidou diversos expositores de produtos típicos da região que enriqueceram a festa com a apresentação do artesanato, da cachaça, do café, licores, produtos da agricultura familiar, cosméticos, entre outros. Também foi realizada uma exposição de fotos com imagens da região pelo fotógrafo, Tarciso Albuquerque. O evento contou ainda com a apresentação musical do cantor, Targino Gondim.

A sessão concorrida contou a presença de representantes da secretaria de Cultura e Turismo, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, secretários, empresários, presidentes de associações, conselhos, diretores de órgãos públicos, representantes da UNEB, oficias militares, lideranças, entre outros.


Por: Camila Queiroz


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188