Após visitar a área onde será erguida a Barragem de Rejeitos da Bamin, Charles Fernandes alerta as autoridades nacionais

Policial

Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Está repercutindo já em todo o país e imprensa estadual, o alerta que o deputado federal Charles Fernandes fez para o país, na tribuna da Câmara dos Deputados na tarde desta segunda-feira (11), com relação ao modelo do projeto da Barragem de Rejeitos da Bahia Mineração, que pode ser erguida entre os municípios de Caetité e Pindaí, cujo projeto traz graves ameaças ao meio ambiente, as comunidades locais e a cidade de Guanambi, que fica localizada logo abaixo, junto com a Barragem de Ceraíma.

A fala contundente do deputado foi logo após o mesmo visitar no último domingo, as comunidades de João Barrocas e Cachoeirinha, onde se reuniu com dezenas de moradores, lideranças comunitárias, organizações não governamentais, quando falou da sua luta contra o modelo do projeto. Logo após, foi até a área onde pode ser erguida a barragem de rejeitos e viu a riqueza da diversidade ambiental, com nascentes de água cristalina, matas nativas etc.

No seu discurso Charles alertou para o tamanho da barragem e dos riscos iminentes, cuja capacidade é de 180 milhões de metros cúbicos, sendo três vezes maior do que a barragem de Ceraíma que abastece várias cidades, e sua água é utilizada para o projeto de irrigação que beneficia o distrito. Ainda segundo o deputado, o projeto da barragem é 15 vezes maior que a de Brumadinho, que entrou em colapso recentemente deixando centenas de vítimas. “Não estamos contra a geração de emprego e renda, mas da forma que está, não podemos permitir que milhares de pessoas vivam com este risco sob as suas cabeças, que se mude o modelo do projeto e o seu local, e faça todo o rejeito a seco”, salienta o deputado.


Ascom


Últimas Notícias
Travessa Cicinato A. Fernandes - Centro - Guanambi-BA - (77) 9 - 9962-3188